X Seminário Nacional/MCATA/DCC/ECATI/ULHT «LITERACIAS, TECNOLOGIA E INCLUSÃO»

Data: 7 de Junho de 2018 – Lisboa
Local: Auditório Agostinho da Silva da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Direção Científica: Augusto Deodato Guerreiro
Organização: Mestrado de Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio (MCATA) e Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) da Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação (ECATI) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT)
Em Parceria com o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. e Federação Portuguesa das Associações de Surdos

INSCRIÇÕES:
(Gratuito, sendo a inscrição obrigatória para a receção da documentação e do Diploma de Participação) em: http://educomunicacao.ulusofona.pt
ou através do endereço de email: sonia.luis@ulusofona.pt
Data Limite de Inscrição: 6 de Junho de 2018

9h00 – Recepção dos participantes e entrega de documentação
9h30 – Sessão de Abertura

Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência: Drª Ana Sofia Antunes
Reitor da ULHT: Professor Doutor Mário Moutinho
Direção e Assessor Científico da ECATI/ULHT: Professor Doutor José A. Bragança de Miranda
Organização do evento, Professor Doutor Augusto Deodato Guerreiro

09h40 – 1º Painel (1ª Parte) – Legislação Inclusiva, Literacias e Comunicação em Saúde no Desenvolvimento Humano
Coordenação: Dr. Miguel Ferro, Coordenador do Núcleo de Braille e Meios Complementares de Leitura (NBMCL)/Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.
09h40: Conferência Inaugural “Legislação e Educação Inclusiva”, pela Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Drª Ana Sofia Antunes
10h10: “O braille no horizonte tecnológico inclusivo”, Aquilino Rodrigues (Mestre em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio, Investigador e Diretor da Sertec/CEFAS).
10h30: “A grafia braille em linguística”, Alice Ribeiro (Universidade do Porto e Personalidade de reconhecido mérito no Núcleo Braille e Meios Complementares de Leitura / Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.) e Luís Filipe Cunha (Investigador no Centro de Linguística da Universidade do Porto).
10h50: Debate, seguido de Pausa para Café
11h00 – 1º Painel (2ª Parte)
Coordenação: Professor Doutor Manuel da Costa Leite (Investigador e Docente na ULHT)
11h00 “Audiodescrição: para uma sociocomunicabilidade mais inclusiva”, Susana Juzarte (Professora de Educação Especial, Mestre em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio e Doutoranda em Ciências da Comunicação).
11h20 “Literacia e comunicação em saúde”, Catarina Ramos (Professora do ensino superior e Investigadora, Terapeuta da Fala e com o título de Especialista em terapia da fala – área terapia e reabilitação) e Paula Vital (Professora do ensino superior e Investigadora, Terapeuta da Fala e com o título de Professora Especialista em Terapia da Fala – área de Terapia e Reabilitação).
11h40 “Literacia em cidadania e humanização da vida no prazer solidário de existir”, Augusto Deodato Guerreiro (ULHT e Personalidade de reconhecido mérito no Núcleo de Braille e Meios Complementares de Leitura / Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.).
12h00 Debate.
12h30 Almoço (livre).

14h00 – 2º Painel (1ª Parte) – Escola Inclusiva, Diversidade e Equidade, Cidades e Literacias no Desenvolvimento Humano
Coordenação: Dr. Pedro Costa (Presidente da FPAS)
14h00 “A escola inclusiva: diversidade e equidade”, Jorge Serrano (Professor Universitário e Investigador, Doutor em Estudos da Criança/Educação Especial
14h30 “A literacia/dactilologia no desenvolvimento sociocognitivo da pessoa surdocega”, Sandra Barbosa (Técnica Superior do Centro de Educação e Desenvolvimento António Aurélio da Costa Ferreira da Casa Pia de Lisboa).
14h50 “A literacia/imagem na educação bilingue da pessoa surda”, Dina Almeida (Professora de Educação Especial na Escola Avelar Brotero/Coimbra e Especialista na área da educomunicação de surdez) e Amílcar Cabral (Professor de LGP/Brotero).
15h10 “A importância dos multimédia no olhar surdo”, Grupo “Alma Surda da Brotero”/Coimbra (Grupo sob a direção da Professora Dina Almeida).
15h40 Debate.
16h00 – 2º Painel (2ª Parte)
Coordenação: Professor Doutor Augusto Deodato Guerreiro (MCATA/ULHT)
16h00 “A literacia/SPC no desenvolvimento sociocognitivo da pessoa autista”, Maria Manuela Cardoso (Professora de Educação Especial, Mestre em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio) e Cláudia Sofia Macedo de Araújo Moreira (Professora de Educação Especial, Especialização em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor).
16h20 “Cidades: literacias e inclusão”, Domingos Rasteiro (Doutor em Ciências da Educação, Professor e Investigador no Instituto Piaget/Almada).
16h50 Debate.
17h00 Sessão de Encerramento
Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação: Dr. Humberto Santos
(A confirmar).
Presidente da FPAS: Dr. Pedro Costa.
Diretor do Departamento de Ciências da Comunicação: Professor Doutor Luís Cláudio Ribeiro (Em representação da ECATI e da ULHT).
Organização do evento: Professor Doutor Augusto Deodato Guerreiro.

Objetivos:
Com a realização deste X Seminário Nacional, no âmbito do Mestrado em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio, este ano subordinado ao tema «Literacias, Tecnologia e Inclusão», pretende-se produzir e refletir o impacto educomunicacional, pedagógico, cultural e de sensibilização pública no direito à participação social e qualidade de vida dos cidadãos com deficiência, através da consecução dos seguintes objetivos:
· Contribuir para um alargado e aprofundado debate científico sobre as literacias inclusivas e tecnologias de apoio, salientando o impacto educomunicacional no direito à participação social e qualidade de vida das pessoas com deficiência, com vista à compensação e/ou eliminação das problemáticas complexas da comunicação e da educação inclusivas, mediante intervenção precoce na infância e ao longo da vida, bem como das suas implicações na vida familiar, escolar e social das crianças, adolescentes, jovens, adultos e seniores, com deficiência e/ou em situação de risco de a poder vir a adquirir;
· Provocar um amplo entendimento, intercompreensão e divulgação dos conceitos e práticas educomunicacionais interventivas no ensino/aprendizagem das diferentes literacias e meios complementares de leitura e de acesso à informação, aplicáveis nas diversas tipologias da deficiência e nos vários níveis etários e de conhecimento;
· Sensibilizar as famílias, profissionais, professores e investigadores, as instituições, os media e as sociedades civil e sociopolítica, o Estado, para a vital importância do processo da inclusão no desenvolvimento humano e da humanização da vida, com especial enfoque nas crianças, adolescentes, jovens, adultos e seniores com deficiência e/ou em risco de a vir a adquirir;
· Providenciar e fundamentar a necessária consensualidade educomunicacional para uma aprofundada reflexão e consequente atuação e desempenho na estruturação de metodologias e estratégias que, em intervenção precoce e ao longo da vida, promovam a vital importância e compreensão, acessibilidade e usabilidade das literacias inclusivas e tecnologias de apoio, visando o desenvolvimento biopsicossocial, educomunicacional e sociocomunicacional, sócio educativo e sociocognitivo, promotor de competências pessoais e sociais e fomentador da natural inclusão e qualidade de vida das crianças, adolescentes, jovens, adultos e seniores com necessidades especiais e respetivas famílias.

Comissão Científica
Prof. Doutor Augusto Deodato Guerreiro (MCATA/ULHT).
Prof. Doutor Artur Olímpio Ferreira Gonçalves da Silva (Investigador e Professor/ULHT).
Prof. Dr. Aquilino Rodrigues (Mestre em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio, Investigador e Diretor da Electrosertec/CEFAS).
Professora Especialista Ana Paula Vital (Professora universitária e Investigadora – Especialista na área da Terapia da Fala e Reabilitação).
Professora Especialista Catarina Ramos (Professora universitária e Investigadora – Especialista na área da Terapia da Fala e Reabilitação).
Prof. Doutor José A. Bragança de Miranda (Direção/ECATI/ULHT).
Prof. Doutor José Gomes Pinto (Direção/ECATI/ULHT).
Prof. Doutor Luís Cláudio Ribeiro (Direção/DCC/ECATI/ULHT).
Prof. Manuel José Damásio (Administrador Adjunto).
Prof. Doutor Manuel da Costa Leite (Investigador e Docente/MCATA/ECATI/ULHT).
Dr. Pedro Costa (Presidente da Federação Portuguesa das Associações de Surdos).
Prof. Doutor Rui Estrela (Investigador e Diretor dos Cursos de Comunicação Aplicada e Organizacional/ULHT).

Comissão de Resoluções/Recomendações
Prof. Doutor Augusto Deodato Guerreiro.
Prof. Doutor Artur Olímpio F. Gonçalves da Silva (Investigador e Professor/ULHT).
Prof. Doutor Manuel da Costa Leite.
Dra. Maria de Lurdes R.F. Guerreiro.
Dr. Miguel Ferro (Presidente do NBMCL/INR, I.P.)
Doutoranda Susana Juzarte.

Comissão Organizadora e Secretariado
Dra. Sónia Luís.
Dra. Maria de Lurdes Guerreiro.
Doutoranda Susana Juzarte.